O que é Design de Produto? Veja como trabalhar na área

O designer de produto é uma peça fundamental nas empresas que se dedicam ao desenvolvimento de aplicativos. Embora qualquer pessoa possa exercer essa profissão, há uma qualidade que todo mundo que pretende trabalhar com Design de Produto deve ter: dedicação.

O designer de produto se dedica à criação, desenvolvimento e manutenção de produtos digitais. Na maioria dos casos, trata-se de uma pessoa formada em design, embora – como veremos mais adiante – isso não seja uma condição imprescindível.

O que é um produto digital?

Um produto digital é toda plataforma que cumpre uma função, ou seja, satisfaz uma necessidade ou resolve um problema. Assim, um aplicativo com notícias, indicação de qual transporte público você deve pegar ou que permite conversar em tempo real, é um produto digital.

Além disso, para serem considerados como tal, os produtos digitais devem permitir a interação com os usuários e, ao mesmo tempo, poder ser modificados para melhorar a experiência das pessoas que utilizam aquele aplicativo ou plataforma.

O que é Design de Produto?

Design de produto é a criação e desenvolvimento de produtos, serviços ou bens de consumo, voltados para a solução de problemas ou para facilitar a vida do usuário final.

Em seu trabalho diário, o design de produto é muito mais do que apenas design. Trata-se uma peça fundamental na engrenagem das startups que se dedicam ao desenvolvimento de aplicativos e/ou plataformas digitais.

Além de garantir que um produto tenha boa aparência e funcione bem, o Designer de Produto fica encarregado de definir o objetivo do produto, o tipo de mercado em que será comercializado, em quais plataformas estará disponível, para qual público será destinado e quais características esse produto terá.

O Design de produto nem sempre é aplicado apenas a bens de consumo. Ao entender o que é serviço, você também entende que um serviço nada mais é que um tipo de produto.

Como trabalhar com Design de Produto?

Quer ser um Designer de Produto? As dicas abaixo vão te ajudar!

Não se apegue ao seu projeto

Quando se projeta um produto digital, é essencial não se apegar àquilo que você cria. Os produtos digitais estão vivos, mudam constantemente. Um produto nunca será do mesmo jeito para sempre. Isso se deve ao fato de o consumidor e o mercado estarem em constante evolução.

Por este motivo, o Designer de Produto deve ser capaz de se adaptar às mudanças de seu produto. No campo do design de produto existe uma máxima que é sempre verdadeira: a grande maioria dos produtos que se cria acaba, mais cedo ou mais tarde, no lixo.

Profissionais formados em design gráfico tendem a se apegar às suas produções. Esta é uma característica de que os designers devem abrir mão se querem se tornar Designers de Produto.

Os designs de produtos têm data de validade e essa data sempre chega, inevitavelmente.

Ouça o usuário

Os produtos mudam porque as necessidades do usuário mudam. Da mesma forma, as tendências tecnológicas também variam; e qualquer produto que queira fazer sucesso no mercado digital deve estar alinhado às novas tendências da tecnologia.

Neste ponto é importante ressaltar que quando o Designer de Produto ouve o feedback do usuário, ele deve considerar a modificação apenas daqueles elementos que impliquem uma melhoria na usabilidade.

Nunca devemos nos focar em mudanças ligadas aos gostos pessoais dos consumidores. Qualquer melhoria em nossa aplicação deve responder a um argumento lógico. Mudanças baseadas no “porque sim” não servem.

Faça um roteiro

Para fazer um bom Design de Produto deve-se formular um roteiro e segui-lo. Se o designer se desviar do roteiro, é provável que o produto fique estagnado em vez de avançar.

Desta forma, antes de iniciar a criação de um produto, deve-se estabelecer uma hipótese sobre como ele funcionará e como será seu usuário. Feito isso, o próximo passo será testar nossa hipótese e propor melhorias com base nos resultados obtidos.

Metodologia de trabalho para Designers de Produto

Ao desenvolver um produto digital, o método de trabalho mais simples e eficiente é pensar sempre em versões do produto.

O objetivo final do Designer de Produto deve ser chegar à versão mais desenvolvida de um aplicativo. No entanto, para chegar a esse objetivo, é necessário começar pela primeira versão.

MVP (Minimum Viable Product)

O MVP é aquele produto que cumpre apenas as funções essenciais para as quais foi projetado e ao qual serão adicionadas novas funções e melhorias com o tempo.

Para entender como as versões de um produto digital evoluem, precisamos pensar em três estágios do nosso aplicativo: must have, should have e nice to have (essas expressões em inglês significam: tem que ter, deveria ter e seria ótimo ter).

  • Must have são as funções que um produto possui em seu estado mais básico. É aquele produto que inclui apenas as características essenciais para as quais foi projetado, ou seja, nosso MVP.
  • Should have são aquelas funções ou qualidades que são adicionadas ao nosso produto inicial com o objetivo de otimizar a experiência do usuário.
  • Nice to have é a versão mais acabada do produto, com todos os elementos ideais do ponto de vista funcional e visual.

Quem pode ser Designer de Produto?

Qualquer pessoa pode trabalhar com Design de Produtos, desde que esteja disposta a enfrentar as responsabilidades e consequências que isso acarreta. Como dissemos no início, não é uma condição imprescindível ter se formado em design.

Viver na era digital, usar aplicativos e se preocupar em entender como funcionam os padrões e fluxos de design de aplicativos é um ótimo começo se você deseja seguir essa profissão.

O talento de um Designer de Produto é medido pelo produto que ele criou, e um produto é bom quando faz os usuários dizerem: “como esse app funciona bem!”; “que fácil de usar!”; “resolveu minha vida!”, etc.

Se você quer se dedicar ao design de produto, deve desenvolver o hábito de observar, reconhecer e entender quais são os elementos que compõem um bom produto. Por isso, o Designer de Produto nunca deve deixar de pesquisar e buscar referências para se aprimorar.

Para trabalhar com Design de Produto você deve treinar seu olho, mas antes de tudo, deve estar disposto a passar por esse treinamento diariamente.

Uma pessoa impaciente não poderia ser um Designer de Produto, porque esse trabalho leva tempo e é preciso respeitá-lo. O bom designer de produto deve saber quando avançar e quando esperar.

Conclusão

Para trabalhar nessa área, você deve trabalhar em equipe e saber em quais momentos certas decisões devem ser tomadas. E isso não é algo que se aprende nos livros: é preciso ter em mente a máxima “Nunca Pare de Aprender”!

O Áudio Curso de Fundamentos de Gerenciamento de Produtos pode te ajudar com isso. Nele, você aprende sobre os diferentes papéis associados aos Produtos e Serviços, como Product Manager, Product Owner, Project Manager e, claro, Product Designer.

Além disso, com o Áudio Curso você descobre o que é um produto orientado à tecnologia e as habilidades necessárias para trabalhar nesse setor.

Postagens Relacionadas

Com a transformação digital e a importância da tecnologia no dia a dia, é cada vez mais comum se deparar com a necessidade de
Our Community comes first. Nossa Comunidade vem em primeiro lugar. Na Platzi English Academy vivemos e respiramos isso todos os dias. Quando falamos com
Quando estudamos sobre negócios e inovação, muito se fala sobre a importância do diferencial competitivo. Afinal de contas, ter um diferencial competitivo é se
“Describe your family members”. A maior parte das pessoas que estão aprendendo inglês já devem ter escutado essa frase. Isso porque falar sobre elementos