Como trabalhar com Marketing Digital? [GUIA COMPLETO]

É cada vez maior o número de pessoas se perguntando como trabalhar com Marketing Digital. E o motivo é claro: trata-se de uma das profissões mais demandadas pelo mercado de trabalho, com grandes oportunidades de crescimento.

Continue lendo esse artigo até o fim para saber como começar a trabalhar com marketing digital, o que aprender para ser bem sucedido e se essa profissão realmente vale a pena!

Também falaremos um pouco sobre como é trabalhar com marketing digital, incluindo o dia a dia de trabalho, os principais desafios e o que fazer para investir nessa carreira.

Vamos lá?

O que é trabalhar com Marketing Digital?

A atuação do profissional de Marketing Digital pode ser variada: você pode trabalhar construindo campanhas de anúncios pagos, pode estar por trás do Email Marketing de uma empresa, do gerenciamento de suas redes sociais ou da criação de conteúdo, por exemplo.

Assim como em qualquer outra área de tecnologia, o Marketing Digital evolui muito rápido e tem uma série de áreas que gravitam ao seu redor. Por isso, é praticamente impossível definir esse tipo de trabalho a partir da atuação do profissional.

Existem algumas características, no entanto, que podemos encontrar na maior parte desses profissionais (senão em todos). São elas:

  • Ter curiosidade de aprender: O Marketeiro precisa ser um curioso. Ele precisa estar atento à trends, novidades e inovações, seja do Marketing em si, seja da indústria para a qual trabalha ou de sua área de atuação.
  • Basear-se em métricas: Nada é mais importante para o mundo dos negócios do que os dados, ainda mais quando o objetivo final normalmente é expansão do negócio e de seu alcance. O marketeiro de sucesso está sempre de olho em como melhorar os resultados de seu trabalho a partir do que as métricas lhe mostram.
  • Ter familiaridade com tecnologia: Afinal, é isso que significa trabalhar no “digital”, não é mesmo? O profissional que quer trabalhar com Marketing Digital precisa saber o lugar de cada canal de comunicação digital, bem como as tecnologias necessárias para que eles funcionem da melhor forma.

Se você não tem ainda alguma dessas características, não se dê por vencido! Métricas e coisas relacionadas à tecnologia você pode aprender facilmente através de cursos online como os da Platzi. A única coisa que você precisa de verdade é vontade de aprender!

Como trabalhar com Marketing Digital?

De acordo com a minha experiência e com o que eu aprendi aqui e ali com especialistas, aqui vai um passo a passo para você que quer saber como trabalhar com Marketing Digital.

Embora não existam receitas mágicas, seguir essas dicas com certeza vai te ajudar nessa trajetória.

1. Comece a partir de uma visão abrangente

Como já dissemos, o Marketing Digital se divide em inúmeras áreas, estratégias e técnicas. Mas, independente disso, existe um funcionamento fundamental por trás de todas elas. Assim, a primeira dica é que você entenda o Marketing Digital a partir de uma visão abrangente.

O Curso de Marketing Digital para iniciantes explica esse funcionamento por trás das estratégias de Marketing e dá uma palhinha sobre estratégias, canais e ferramentas mais utilizados no dia a dia dessa profissão.

Nesse curso está reunido tudo o que você precisa saber para começar a trabalhar com Marketing Digital. Assim, diferente de mim quando comecei, você não vai precisar fazer milhares de pesquisas no Google, que pode acabar te trazendo informações que se contradizem entre si e te deixam ainda mais confuso.

2. Escolha uma área para se especializar

É verdade que o mercado de trabalho não tem preferência entre profissionais especialistas ou generalistas e as empresas precisam de ambos os perfis, mas se você está começando agora precisa sair de algum lugar!

Existem muitas vagas de Analista de Comunicação ou Analista de Marketing Digital, mas a verdade é que as melhores empresas e os melhores trabalhos não vão pedir para uma única pessoa cuidar de todo o Marketing Digital de uma empresa — até porque seria bem difícil!

Para te ajudar, eu vou deixar aqui algumas das áreas mais famosas e como começar a trabalhar nelas!

Redes Sociais

Provavelmente o gerenciamento de Redes Sociais é uma das primeiras áreas que vem na cabeça de quem se pergunta como trabalhar com Marketing Digital. Apesar de muitas vezes parecer bem fácil e intuitivo trabalhar com isso, na verdade é preciso muita estratégia!

Existem boas práticas gerais, mas também há uma série de diferentes técnicas para diferentes objetivos. Cada rede social tem características próprias e pode funcionar de uma maneira única dentro do sistema de comunicação de uma marca.

Foto da tela de um celular exibindo uma pasta de Redes Sociais, uma das áreas que se pode investir depois de saber como trabalhar com Marketing Digital.

No Curso de Estratégia de Marketing em Redes Sociais você aprende como criar planejamento de marketing para redes sociais, dominar ferramentas da área, fazer relatórios e até mesmo como aplicar estratégias de gestão de crise!

Ah, e o projeto do curso é a criação de um Planejamento de Marketing para Redes Sociais! Então você já sai dele com um projeto completo para incluir no seu portfólio.

Outro curso bem bacana para quem quer trabalhar com Redes Sociais é o Curso de Community Manager que ensina a gerenciar redes sociais de forma profissional, criar conteúdo, executar estratégias e monitorar dados!

Email Marketing

Se você já se inscreveu na Platzi, você recebe toda terça-feira uma Newsletter exclusiva com dicas voltadas para crescimento profissional (e caso ainda não tenha se inscrito, fica a dica!). Essa Newsletter é parte de uma estratégia de Email Marketing!

O profissional de Email Marketing usa esse canal para construir estratégias que buscam agregar valor ou vender algo para o usuário. Ele é responsável por estruturar e-mails otimizados, programá-los e alimentar a “base de leads” de uma marca.

No Curso de Email Marketing da Platzi você aprende tudo isso em apenas 2h de conteúdo e já sai com uma Estratégia de Email Marketing pronta para colocar no seu portfólio!

Inbound Marketing

As redes sociais e o email marketing também são parte de uma categoria maior que chamamos de Inbound Marketing.

Se você já conhece o básico do Marketing Digital, sabe do que eu tô falando: o Inbound Marketing parte da premissa de não interromper o usuário com anúncios, mas sim entregar conteúdo de qualidade que agregue valor e construa autoridade e uma lembrança positiva de marca.

Para isso, são necessárias uma série de técnicas, cada uma muito específica. É aqui, por exemplo, que você encontra o SEO (Search Engine Optimization).

No Curso de Inbound Marketing você entende toda a teoria por trás desse conceito, os benefícios de trabalhar com esse tipo de estratégia e a diferença em relação ao Outbound. Além disso, você já é introduzido a alguns dos principais canais citados aqui e as melhores técnicas para trabalhar com eles.

Outbound e Mídia Digital

Ao contrário do Inbound Marketing, que se baseia no tráfego orgânico, o Outbound é baseado naquilo que chamamos de Mídias Pagas, ou Ads. Aqui, é ainda mais importante ter pensamento analítico, porque usar a estratégia errada pode fazer com que a empresa perca bastante dinheiro.

Uma venda bem-sucedida começa com uma campanha simples e uma estratégia direta que se concentra em mostrar seu produto ou serviço. É importante que você seja capaz de atrair seu público-alvo, gerenciar e otimizar os orçamentos no Google AdWords, no FB Ads ou no Twitter e construir campanhas estratégicas.

No Curso de Estratégias de Outbound Marketing e Mídia Digital você aprende tudo isso e já cria seu primeiro projeto!

Marketing para E-commerce

A última grande área que podemos citar aqui é o E-commerce. Esse setor cresceu 75% durante a pandemia e a demanda por profissionais capacitados é bastante grande.

Para trabalhar nesse setor, além de entender a parte técnica é importante estar sempre atento aos hábitos de consumo dos usuários e às tendências.

No Curso de Marketing para E-commerce você aprende a desenvolver uma estratégia sólida, implementando boas práticas, entendendo métricas de e-commerce e melhorando suas vendas!

Outras áreas

Existem muitas outras áreas dentro do Marketing Digital. CRO (Conversion Rate Optimization) e CRM (Customer Relationship Management) são dois exemplos de áreas que têm crescido bastante. Além disso, você pode trabalhar com Social Listening, Inteligência de Mercado, Jornalismo Digital, Influencers…

Nesse infográfico abaixo fica claro como a profissão de Marketing Digital é abrangente:

Infográfico que mostra boa parte das tarefas que alguém pode executar depois de aprender como trabalhar com Marketing Digital.

As opções não acabam mais e, quanto mais você conhece sobre esse universo, mais fácil você encontrará a área com a qual mais se identifica!

3. Entenda como funciona trabalhar com Marketing Digital

Já adiantamos que existem muitas formas de atuação para quem quer trabalhar com Marketing Digital, mas a coisa vai além disso: existem também papéis mais técnicos, mais voltados para a gestão ou até mesmo mais estratégicos.

Para decidir em qual desses papéis focar, é preciso entender quais são seus pontos fortes e fracos como profissional. Você é um profissional mais criativo ou mais racional? Você gosta de resolver problemas ou procurar respostas técnicas em dados ou processos? Como você se sentiria gerindo um time?

Dependendo de como você se identificar, existem diferentes rumos que você pode seguir.

Todo profissional precisa de Soft Skills como Inteligência Emocional, por exemplo. Mas, caso você deseje ter um papel de gestão, existem habilidades específicas necessárias, como as de Liderança Organizacional ou as de Organização Digital.

Existem várias maneiras de trabalhar com Marketing Digital, e o objetivo desse conteúdo é facilitar todos esses caminhos com dicas úteis que podem ser usadas a partir de hoje para desenvolver sua carreira!

De qualquer forma, não coloque a carroça na frente dos bois! Se você está começando agora, dificilmente vai conseguir uma vaga de gestão. Então invista em seus conhecimentos técnicos, mas sem perder de vista seus objetivos a longo prazo!

Freelancer

Se você se sente mais confortável se auto-gerindo, talvez você se identifique com a carreira de Freelancer. E, nesse caso, é interessante saber como fechar negócios ou mesmo ter um conhecimento maior de finanças pessoais.

No Curso de Freelancer você aprende a criar portfólio, promover sua marca pessoal e até mesmo definir o preço de um projeto.

Assim, minha dica caso você se identifique aqui é:

  1. Comece aprendendo tudo sobre Marketing Digital com um Curso de Introdução ao Marketing Digital;
  2. Decida em que área do Marketing Digital você quer se especializar e faça um curso para desenvolver sua técnica;
  3. Faça o Curso de Freelancer para saber como obter sucesso profissional em sua carreira.

Por que trabalhar com Marketing Digital?

Se você ainda está em dúvida se essa carreira é para você, eu posso te dizer com certeza que existem inúmeras vantagens no Marketing Digital. Trata-se de uma área com muita demanda de bons profissionais e grande possibilidade de crescimento.

Como é trabalhar com Marketing Digital?

Trabalhar com Marketing Digital é uma opção tentadora, mas é importante que você entenda que trata-se de uma carreira que exige muita flexibilidade e soft skills para ser bem sucedido.

Trabalhar com Marketing digital é seguro?

Sim! A única possibilidade do Marketing Digital ser uma furada para você é caso você faça o investimento errado ou dê um passo maior que a perna. Por isso, invista em conhecimento, faça cursos e se desenvolva sempre!

O Marketing Digital, quando bem feito, usa ferramentas seguras e confiáveis e gera ótimos resultados.

Trabalhar com Marketing Digital dá dinheiro?

O salário inicial de um Analista de Marketing Digital em pequenas e médias empresas é por volta de R$3.450 e pode chegar em até R$10.800 em grandes empresas.* Em geral, trabalhar com Marketing Digital dá dinheiro!

*Dado retirado do Guia Salarial de 2020 de Robert Half.

Trabalhar com Marketing Digital vale a pena?

Trata-se de uma carreira que une conhecimentos técnicos com um potencial de criatividade, dando a oportunidade de construir algo único todos os dias. Além disso, trabalhar com Marketing Digital vale a pena por se tratar de uma área que só cresce no mercado!

Conclusão

Há uns 4 anos atrás, eu me perguntava como trabalhar com Marketing Digital. Eu tracei esse caminho me desenvolvendo com o que encontrava pelo Google, buscando dicas no LinkedIn e quebrando a cara.

É por isso que hoje, trabalhando em uma empresa multinacional, eu posso te dizer: se o conselho é Nunca Pare de Aprender, o caminho pode ser muito mais fácil se você tiver a ajuda de profissionais mais experientes e de plataformas como a Platzi, que te dão informação de qualidade no formato mais fácil para ser consumido.

Com a Platzi você aprende no seu ritmo e de qualquer lugar. Você pode, até mesmo, fazer o download das aulas no seu celular e ir assistindo enquanto viaja, por exemplo.

Além disso, especialistas em educação e desenvolvimento profissional construíram trilhas de aprendizagem que te ensinam, do básico ao avançado, tudo o que você precisa saber para fazer sua carreira em Marketing Digital decolar!

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