Como e por que acompanhar a execução e o progresso?

9/10

Leitura

Inteligência, imaginação e conhecimento são recursos essenciais, mas apenas a eficácia os converte em resultados
Peter Drucker

Por que?

O porquê é simples: Você não pode gerir o que você não pode medir. Além do mais, se você deseja aprender rápido, acompanhar o seu progresso é a maneira certa. Lembre-se, aprender é um componente para o seu sucesso e sua sobrevivência.

Como?

1. Disciplina:

Medir e acompanhar a informação é, acima de tudo, uma questão de atitude e disciplina.
Se você não aprimora a disciplina de coletar dados e acompanhar o progresso desde o começo, você nunca irá ter todo o histórico da informação e será difícil tomar as decisões certas.

Além disso, você precisa ter disciplina para concluir o que precisa ser feito para você e para sua equipe. Acompanhar a sua e a performance deles é de fato um hábito útil para aprimorar sua disciplina.

Note que o talento júnior ou os integrantes da sua equipes que estão ingressando em uma startup pela primeira vez possivelmente terão dificuldades para concluir as tarefas de forma rápida e eficaz.
O talento júnior pode se perder na quantidade de trabalhos e se desgastar muito no começo. Se não, eles tendem a fazer as coisas erradas primeiro ou fazer as coisas certas muito rápido, no nível onde o comprometimento de qualidade x rapidez é demais para aguentar. Lembre-se que os erros são parte do jogo, ajude-os dando feedback e se disponibilizando para ajudar o seu júnior a crescer juntamente com sua empresa.

Sêniors tendem a ter uma mentalidade mais difícil de moldar. Eles podem se sentir sobrecarregados e enlouquecer. Ou, no caso de contratação de executivos sêniors antigos, você terá uma alta probabilidade de encontrar alguém que gosta de delegar e falar sobre estratégias mas não está mais hábil para concluir as tarefas por si só. Ok, você pode ter encontrado um orientador, mas não um novo talento para sua equipe! Encerre o contrato antes que comprometa a motivação da sua equipe e a performance da sua empresa.

Todos podem aprender e melhorar sua disciplina de habilidades. É uma questão de atitude e boa vontade. Encoraje e seja um exemplo, maximizando a sua própria disciplina!

2. Mensure as coisas certas:

Garanta que você irá mensurar as coisas certas que irão permitir você atingir os seus objetivos e crescer. Como discutimos na aula de priorização, algumas medidas não valem a pena focar e mensurar. Elas são medidas que normalmente fazem você se sentir bem e algo que a imprensa ama. Dito isto, estas métricas não tem um impacto no seu crescimento ou sobrevivência da sua empresa. Nós a chamamos de “Vanity Metrics”, por exemplo:

  • Participação em uma competição de Pitch
  • Ganhar prêmios
  • Ser nomeado na ForbesUnder30
  • Likes nas redes rociais
  • Número de visualizações no seu website
  • Número de entrevistas publicadas na imprensa

Você deve acompanhar as medidas que possuem um impacto direto no sucesso do seu negócio e que agregam valores reais para os seus clientes. Para a maior parte das startups, a medida mais importante está relacionada com renda e investimento feitas para monetizar:

  • Receita Mensal Recorrente
  • LTV
  • Custo de Aquisição do Cliente
  • Runway

E então vem medidas importantes de performance de diferentes assuntos como marketing (por exemplo: conversão de redes sociais), RH, B2B (por exemplo: número de propostas feitas) etc.

Mensurar é importante, pois irá prover a informação que irá permitir-lhe a tomar decisões. Nós recomendamos que ou você tenha uma torre de controle ou um painel de controle - que pode ser feita com uma Spreadsheet do Google - para acompanhar o seu progresso semanal/diário.

3. Seja crítico e não tenha medo de iterar: Revisite constantemente sua performance e a informação — medir as coisas erradas pode ser pior que medir nada.

Pelo menos semanalmente, dê uma pausa;

  • Observe seu painel de controle/torre de controle
  • Converse com seus líderes
  • Converse com seus clientes ou leia os seus feedbacks

E então faça uma síntese dos aprendizados (a) das coisas que estão funcionando e devem ser ampliadas (b) das coisas que não estão funcionando e devem ser alteradas ou eliminadas.

Resumo

Nessa aula nós falamos sobre a importância de acompanhar o seu progresso e a performance de como fazer as coisas certo.

A regra de ouro é manter a mentalidade na sua startup de: você não consegue gerir o que você não consegue medir.

Então, como você garante que você irá acompanhar o progresso ao longo do tempo e da maneira correta:

  1. Disciplina - #InDataWeTrust é a sua mentalidade e você irá focar e ser disciplinado ao longo do tempo para adquirir essas informações.
  2. Mensurar as coisas certas: tenha certeza que você tem a fonte de informações que permita você medir todas as suas medidas chave. Priorize medidas que tenham um impacto direto no seu crescimento e performance, as chamadas “actionable metrics”.
  3. Seja crítico e itere: constantemente revisite a sua performance e a informação — mensurar as coisas erradas pode ser pior que mensurar nada.

Aqui vamos nós, quase ao final do nosso curso de Organização e eficiência para Startups. Na nossa última aula, nós iremos discutir como espalhar uma cultura de foco dentro da sua equipe.

Contribuições 0

Perguntas 0

Ordenar por:

As contribuições, perguntas e respostas são vitais para aprender em comunidade. Registre-se ou faça login para participar .