Definindo Metas

4/10

Leitura

Em todas as etapas, porém, você precisa encontrar um equilíbrio entre essa questões de longo prazo (“Por que existimos?”) e a plano de curto prazo (“O que vamos fazer?”)
Claire Hughes Johnson

As aulas 4, 5 e 6 são sobre algumas táticas que muitas vezes provaram ser eficazes nas startups. Queremos evitar que você os veja como uma metodologia ou framework. Leia-os como inspiração para adaptá-los à sua realidade de maneira não padronizada. O “mindset hacker” deve prevalecer em relação ao “framework mindset”.

Uma das primeiras coisas a fazer para garantir um foco sustentável a longo prazo sobre o que importa e realização a curto prazo é definir os objetivos. Eles além de oferecer essa visão de longo e curto prazo, também ajudam a definir expectativas.

Objetivos são bons para ajudar:

  • A ter a equipe remando na mesma direção para um objetivo comum (a visão)
  • Definir qual será sua prioridade, considerando as metas que você precisa alcançar
  • Estimule a motivação em nível de equipe, mas também em nível individual

##OBJETIVOS INTELIGENTES:

Como um conceito bem conhecido nos negócios, significa que seus objetivos devem ser:

  • Específico
  • Mensurável
  • Atingível
  • Realistico
  • Ter um tempo delimitado

De volta ao mundo das startups - concentre-se em “KISKIL” para o seu objetivo ser:
Mensurável e ter um tempo delimitado

Além disso, seus objetivos também devem inspirá-lo. Eles devem ajudá-lo a progredir no destino que você deseja ir. Nem todo mundo tem seu destino claro. Em uma startup, tendemos a ver, esperançosamente, um dos co-fundadores com uma visão clara e um destino em mente.
Exemplos de objetivos bem versus mal formulados:


Obs: se você não tiver certeza sobre seus objetivos, compartilhe-os conosco no bate-papo ao lado da janela do curso e nós retornaremos o mais rapidamente possível. (se você é tímido, também pode escrever para [email protected] 😉 mas tente ajudar toda a comunidade de alunos usando o mural de perguntas)

Os diferentes níveis de objetivos:

Existem vários níveis de objetivos e você encontrará diferentes denominações e maneiras de categorizar os objetivos na literatura e online. Neste curso, propomos a seguinte categorização:

O objetivo final ou A visão

O objetivo final ou A visão é um objetivo de longo prazo. Ter uma visão clara e conhecida por todos ajudará a ter um senso de propósito. Os propósitos são o combustível para a intensidade e a energia que você precisa para focar. Isso é importante!

A visão é o único objetivo de longo prazo que você deve ter em uma startup. Considerando que seu tempo e risco de morte são altos, no médio prazo, digamos que as metas anuais não sejam realmente relevantes para uma startup. Recomendamos trabalhar com metas trimestrais / mensais.

“The Northern Goal(s)”

The Northern Goal é um objetivo que traz intensidade ao que mais importa para a empresa crescer. É a meta que define a prioridade da empresa em um determinado período. Ele está vinculado às suas “Northern Metrics” e compartilhado com o restante da empresa. Essa meta deve ser definida semanalmente, mensalmente ou trimestralmente, dependendo do estágio da sua startup. Quanto mais jovem, menor o prazo em que você ajusta a meta.

  • Objetivos do time:
    Os objetivos do time são objetivos comuns que uma equipe precisa atingir em um determinado período de tempo. Eles também são orientados a curto prazo (semanal, mensal ou trimestral) e vinculados à “Northern Goal” . Em outras palavras, todas as equipes devem trabalhar em metas que lhes permitam alcançar as “The Northern Goal(s)”.
  • Objetivos individuais:
    Pessoas têm seus objetivos individuais, eles devem estar vinculados aos objetivos do time. Eles devem prosperar você! Esses são os objetivos em que você se concentrará, priorizará e terá que realizar. Esses objetivos são de sua responsabilidade, #semdesculpas. Portanto, é melhor ser apaixonado e inspirado por eles.

Uma ótima metodologia para definir objetivos é a metodologia OKR (próximo curso na Platzi), mas, por enquanto, você pode ter um vislumbre dele em nossa aula- Definindo os OKRs - ministrado pelo Francisco de Mello no nosso curso gratuito Startup Academy.

Sobre processos

Eu só quero fazer um parêntese nesta aula para discutir a questão de Processos. Os processos são geralmente elogiados pelos executivos das empresas como um sinal de seriedade e prontidão da empresa para enfrentar problemas. Eles dão orientação sobre quem está tomando decisões e como elas são tomadas. Eles aplicam a documentação dos relatórios e, portanto, permitem acompanhar o que aconteceu. Os processos de alguma forma trazem ordem à empresa. Organiza a maneira como as coisas são feitas. Os processos também trazem mais transparência e ajudam a definir expectativas. Mas os processos realmente ajudam a fazer as coisas certas?

A desvantagem dos processos é que eles também geralmente demandam mais burocracia. E a burocracia mata a criatividade. Mas o mais importante é que a burocracia leva tempo e, como vimos, tempo é o recurso mais importante nas startups.

O segundo problema é que geralmente as startups são feitas por pessoas talentosas e criativas que gostam de usar seus conhecimentos e experiência durante o tempo de trabalho. Idealmente, eles também gostam de aprender exponencialmente (testando coisas novas, tendo novos projetos etc.). Portanto, eles odeiam processos. Eles precisam de alguns limites estruturais, mas você não pode restringi-los em excesso. E muitos processos podem levá-los a abandonar suas startups. Isso é algo que vemos em muitas startups à medida que crescem e acabam sentindo falta de manter seu caminho rápido e fazer as coisas acontecerem nos primeiros dias.Os primeiros funcionários ficam frustrados ao ver a empresa desacelerando, para perder tempo relatando e garantindo que os processos sejam executados corretamente e, por padrão, para aprender menos. O mais talentoso vai embora. E você quer mantê-los.

Então, qual é o equilíbrio certo entre manter a velocidade, uma equipe motivada e evitar ficar preso em uma organização de garagem caótica e não transparente?

Infelizmente, acho que não há uma resposta universal. Provavelmente dependerá de diferentes variáveis, como a indústria em que você está, a cultura que você construiu e seus objetivos.

O certo é que você precisa de processos (e quanto mais rápido você os apresentar, mais fácil será escalá-los). MAS você precisa do mínimo de processos possível. É assim que você pode manter a velocidade e a motivação da equipe, garantindo que o jogo siga algumas regras importantes (processos e valores).

De acordo com a maneira que você deve organizar sua equipe, a tendência é dizer que a hierarquia não funciona mais em empresas iniciantes ou altamente criativas. Nos últimos anos, vimos cada vez mais startups introduzindo uma organização em squads(o Spotify trouxe isso inicialmente), que é de alguma forma a ideia de ter um lote de pequenas entidades independentes e autônomas trabalhando juntas e interdependentemente para alcançar os objetivos do empreendimento. As squads devem:

  • Ser composta por um número limitado de pessoas (geralmente 4-11) com diferentes tipos de habilidades. Como se fossem uma pequena startup.
  • Ter recursos limitados que os forçam a tomar decisões com rapidez e iteração.
  • Se concentrar nas metas estabelecidas e devem saber em que NÃO devem trabalhar.
  • Ser responsável. Elas têm propriedade e independência na busca de seus objetivos. Portanto, elas são o mestre de seu próprio destino.

As squads são complementados pelas Guildas, que reagrupam regularmente pessoas com a mesma experiência (por exemplo, todos os engenheiros, todos os vendedores, etc.). As guildas devem apoiar a estrutura profissional dos diferentes conhecimentos da empresa. Eles garantem a transferência de conhecimento, a contratação e as oportunidades de aprendizado.

Há muito a dizer e ainda muito a aprender sobre a metodologia em squads, mas deixaremos isso para outro curso.

Em uma entrevista para Elad Gil, Claire Hughes Johnson, O COO da Stripe enfatizou a necessidade de implementar novas abordagens de comunicação ao estabelecer processos.
Ela recomenda se perguntar:

  • O que todo mundo tem que ler? Onde está toda essa documentação?
  • Onde está a fonte da verdade?
  • Como você usa suas reuniões all-hands?
  • Como você usa os e-mails da equipe de liderança?
  • Quais são as informações que precisam ser relatadas, anotadas e onde?

Para encerrar esse parêntese, lembre-se de que processos são necessários, mas devem ser implementados com motivos claros, como maior eficiência ou conformidade com requisitos legais, por exemplo. Recomendamos pequenos processos, mas com muita disciplina para segui-los. Sendo cada startup diferente, não há regras de ouro sobre quais processos implementar. Normalmente, os processos são necessários para o esquema de remuneração, integração e saída de talentos, tratamento de dados de clientes, trabalho financeiro e relatórios. Por fim, não se sinta muito à vontade com seus processos atuais, considerando que, à medida que se arrisca a crescer, sua equipe cresce e os mercados são dinâmicos, você provavelmente precisará atualizá-los a cada 6-12 meses.

Resumo

Nesta aula, vimos que as metas são importantes para definir onde você deve se concentrar. Em uma startup, defina seus objetivos para que sejam mensuráveis e com prazo determinado.

Existem diferentes maneiras de categorizar objetivos, sugerimos um e você encontra abaixo a nomenclatura:

  • Objetivos finais ou A visão (longo prazo)
  • “Northern goal(s)” (médio/curto prazo)
  • Objetivos do time (curto prazo)
  • Objetivos individuais (curto prazo)

Seus objetivos são geralmente orientados para o curto prazo, considerando que sua runway é geralmente bastante curta (até 4 meses), quanto mais você conseguir construir uma runway sólida, mais poderá ter algumas metas a médio prazo (o que pode ser alcançado em um trimestre em vez de um mês ou uma semana.)

Finalmente, fizemos um parêntese para falar sobre processos e como implementar processos úteis, mantendo a velocidade e a equipe trabalhando no que importa.

Na próxima aula, discutiremos como priorizar tarefas / resultados, para que você possa aumentar suas chances de atingir as metas que foram definidas.

Contribuições 0

Perguntas 0

Ordenar por:

As contribuições, perguntas e respostas são vitais para aprender em comunidade. Registre-se ou faça login para participar .