Boas-vindas e introdução
Introdução e por que utilizar a Unity3D
Preparando a Unity: versões e configurações
Entendendo o espaço de trabalho do jogo
Asset Store e importação de assets
Preparação do primeiro jogo
Definição da proposta e exibição dos assets
Câmera, Física e Controladores
Colliders e Rigidbody
Manuseio da câmera
Movimentação de personagens - Adicionando movimento
Movimentação de personagens - Andando
Movimentação de personagens - Pulando e Physics Material
Movimentação de personagens - Pulando e GroundDetector
Ferramentas visuais
Manipulando a animação por script
Criando cenário utilizando os assets e manipulando materiais
Iluminação e tipos de luzes
Animação do Player
Game Manager
Condição de vitória, detalhes adicionais e pensamentos futuros
Condição de derrota
Inimigo e spawn de prefabs
Preparação do segundo jogo - Coffee Catch
Definição da proposta e exibição dos assets
Geração de builds
Gerando build de Windows
Gerando build de Mac e Linux
Câmera, Física e Controladores - Coffee Catch
Câmera Top Down para o Coffee Catch
Movimentação Top Down
Rotacionando o personagem utilizando o LookAt
Ferramentas visuais - Coffee Catch
Criando cenário para jogos Top Down
Dando Bake na iluminação da cena
Animação do Player, Inimigos e do Robô
O sistema de NavMesh - Coffee Catch
Criando o inimigo e utilizando o NavMesh system
Game Manager - Coffee Catch
Criando a condição de vitória
Criando moedas coletáveis
Interface de Usuário (UI)
Adicionando UI para as moedas
Adicionando UI para a tela de game over
Sistemas adicionais
Usando coroutines para finalizar o jogo
Usando coroutines para ações repetitivas
Usando partículas para a coleta de moedas
Sistema de áudio
Post processing
Conclusões finais
Pensamentos futuros do projeto e finalização do curso
Na aula anterior aprendemos a gerar builds de jogos para Windows. Nesta leitura, vamos aprender sobre a geração de builds para Linux e Mac.
Para gerar uma build para uma plataforma específica, você precisa informar que o projeto está atualmente configurado para aquela plataforma. Fazer isso é algo bem simples. Vamos iniciar gerando uma build para a plataforma Linux.
No menu superior, clique em “File -> Build Settings (ou pressione Crtl + Shift + B)”. Isto irá abrir a tela de configuração de builds. Para mudar as configurações de Windows para Linux, basta acessar o campo “Target Platform” e selecionar Linux.
Sempre que você modificar a plataforma alvo, a Unity vai compilar alguns scripts para que a transição ocorra com sucesso. Dependendo do tamanho do projeto, esse processo pode demorar bastante tempo. No caso do nosso pequeno projeto, este finaliza rapidamente.
Uma vez que a plataforma alvo for modificada com sucesso, clique no botão “Build” e selecione a pasta que irá guardar a sua build para Linux. Uma vez que o processo geração de build finalizar, você poderá ver a seguinte estrutura de arquivos:
A extensão do arquivo executável pode variar entre .x86 e .x86_64 dependendo de qual arquitetura você decidiu colocar como alvo. Pronto! Você já pode compartilhar a sua build de Linux.
Para gerar builds para Mac o processo é semelhante. Comece mudando a plataforma alvo para Mac OS X:
Então, clique em Build novamente e selecione uma outra pasta para guardar exclusivamente a sua build de Mac. Uma vez que o processo de geração de build finalizar, você deverá possuir uma pasta com o nome do jogo e a extensão .app. Algo como “PlatziPlatformer.app”.
Pronto, você também já pode compartilhar a sua build de Mac!
Por enquanto é isso. Nesta leitura, aprendemos o quão fácil é de alterar a plataforma alvo para gerar builds para Windows, Mac e Linux. Agora basta fazer o seu jogo e gerar builds para diversos dispositivos dependendo das suas necessidades.
Nos vemos na próxima aula!
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